sexta-feira, 29 de abril de 2016

A relação dos saberes como reguladora da identidade do trabalho docente universitário


    
O conhecimento é produzido graças a uma interação do indivíduo com seu meio, de acordo com estruturas que fazem parte do próprio indivíduo.
    O conhecimento e a competência do docente é adquirida da sua relação com outros indivíduos.
     Além disso, merece destaque a importância do saber, que às vezes nasce da necessidade de enfocar a educação como base para a construção do conhecimento.

Saberes docente e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira.



 As pesquisas sobre formação do docente apontam para uma reconstrução dos profissionais para formar saberes mais relevantes.
     Além disso, os profissionais tendem a se organizar constantemente em vários ângulos do âmbito escolar lidando cada vez mais com os aspectos variados dentro da escola.
     Com isso, o profissional passou a questionar a importância de estar à frente de novos conhecimentos para o aprendizado no âmbito escolar.
     Vale ressaltar, que a prática pedagógica para ser eficaz tem de partir da ideia que todos nós profissionais somos capazes de transmitir conhecimentos de forma objetiva.

quarta-feira, 2 de março de 2016

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Produto da estacão 3

O papel da escola vai alem de ministrar o aprendizado. A escola insere o aluno em sociedade, sociedade esta que tem pessoas diferentes, com religiões diferentes, valores diferentes etc, e os professores devem estar preparados para lidar com a diversidade da sala de aula.
Da mesma forma que saber e dominar o conteúdo proposto ao aluno, o professor deve saber lidar com a sala de aula. Porém isso é mal explorado nos cursos de formação, de maneira análoga, o professor é jogado de para quedas na sala de aula.
Muitos profissionais, em especial os professores, são surpreendidos quando chegam no mercado de trabalho, os professores em especial pois a formação sofre um déficit em relação as aulas praticas, e o profissional toma um choque quando chega na sala de aula.
Os baixos salários dos professores fazem com que a carreira na docência seja pouco atrativa. Além disso, os desafios são muitos falta de respeito nas salas de aula, falta de estruturas nas escolas etc.

Alem da deficiência em formação, salário, estrutura das escolas, o professor ainda enfrenta um problema de administração muito grave, que é a falta ou a má utilização dos materiais das escolas, seja por procrastinação ou por motivos reais, o corpo docente em todo não tem aproveitado tudo que lhe é disposto. 

Produto da estação 2

A formação de professores sofreu muitas algumas alterações que foram prejudiciais ao aluno e foram marcadas pela passagem do período do regime militar. Durante essa dura era sofrida pelo Brasil, todos os seguimentos do país foram afetados e com educação não foi diferente, no entanto, nessa instancia é relevante citar as mudanças na formação de professores
Antes das mudanças supracitadas contexto do país não permitia um grande acesso a universidade, dessa forma o mercado de trabalho necessitava ser preenchido por alunos concluintes do segundo grau, equivalente ao ensino médio. Acontecia da seguinte forma, o aluno que iniciasse o segundo grau, deveria escolher posteriormente uma área de atuação, como contabilidade, administração e magistério, que é voltado para a área do ensino infantil.
Com as mudanças em vigor a formação de profissionais para educação infantil e ensino fundamental I passaram a ocorrer dentro das universidades, com os cursos de pedagogia e licenciaturas, com maior amplitude. Consequentemente , os profissionais formados pelo magistério ficaram mais desvalorizados  e o magistério está quase extinto no cenário atual.
Por serem recentes as mudanças que fizeram o magistério ser ultrapassado, ainda existem escolas que formam profissionais por esse método como também ainda existem muitos profissionais no mercado de trabalho.

Apesar de quase extinto, o magistério não é ilegal, os profissionais podem exercer suas funções normalmente, e para obter cargos em concursos, ficam a critério do edital de mesmo.

Estação 1: Texto e Mapa Conceitual


A importância de ler o livro de Paulo Freire



       

        Segundo Paulo Freire (199, pg. 26) diz que “o educador democrático não pode negar-se o dever de, na sua prática docente, reforçar a capacidade crítica do educando. ”
        Diante dessa afirmação se faz necessário a grande importância de ler o livro de Paulo Freire – Pedagogia da autonomia saberes necessários à prática educativa. Pois bem, neste livro Freire nos orienta como deve ser a nossa prática diária de educar, isto é, que podemos transformar e mudar a vida de nossos educandos.
          E que tenhamos um olhar crítico, ético e que não deixemos de ser comprometido com a educação.
           Além disso, o educador, dessa certa forma, é o responsável pela formação de seu educando, isto é, o educador abre porta, mostra o caminho certo para seu aprendiz para que ele seja um sujeito-crítico-história-cultural. A partir daí ele reconhece seu lugar no mundo com tantas exigências e responsabilidades.
          Na verdade, ser professor é assumir responsabilidades, estar disposto a passar saberes a outros seres, é esforço, mas é também gratificante.
          Com isso, vale ressaltar, que o professor na sua prática diária não perca o brilho de exercer docência.
          

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

O cenário da docência no Brasil

O cenário da docencia no Brasil é marcado por inúmeros casos de defasagem. Isso ocorre por causa das escolas sem as menores condições para se ter uma aula, os baixos salários e abusos contra o professor e também a falta de preparo do mesmo.

A visão das pessoas sobre o professor

A maioria das pessoas tem um professor como referência, que já influenciou ou ajudou muito na sua vida acadêmica e pessoal.  Portanto para eles os professores tem uma imensa importância na sua vida, são visto como um dos profissionais mais importantes,  que relamente eles são.  Entretanto existe pessoas, ignorantes,  que não respeitam esses profissionais,  agem como se eles não tivessem a mínima importância na sua vida.
 Já a visão da população diante da profissão é diferente, pois eles pensam ser uma profissão que não possui lucros financeiros mediante é um árduo trabalho, e bem desvalorizadas dentre as outras, com um baixo índice de pessoas que querem ingressar nessa profissão.